Categorias
Incêndio

Plano de inspeção e manutenção

PLANO DE INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO – RECOMENDADO PELO IBAPE-SP

SISTEMACARACTERISTICAS TÉCNICASMANUTENÇÃO
PCF – PORTA CORTA FOGODevem abrir no sentido de saída;Em locais de reunião de público acima de 100 pessoas as PCFs deve ser provida de barra antipânico;As Portas corta fogo devem permanecer fechadas por dispositivo de pressão;Devem estar instaladas tanto na PCF quanto no  batente placas numeras padronizadas pela ABNT e INMETRO.  Deve ser mantida uma faixa livre de pelo menos 1 m de qualquer obstáculo;Mensalmente deve ser efetuado ensaio de funcionamento da PCF, observado o  automatismo fechamento e facilidade de abertura;Semestralmente, inspeção de todos os componentes (molas, travas, ferrolhos e Barra antipânico);Anualmente, deve ser efetuada inspeção total verificando,
GÁSTodo o ambiente que faça o uso , estoque ou movimentação de gás deve possuir ventilação permanente; O armazenamento de recipientes de gás deverá estar em ambiente exclusivo, ventilado e em acesso externo a edificação;Quando disponível sistema de distribuição de gás de rua a edificação deve ser atrelada, eliminando o seu estoque.  Nenhuma unidade habitacional deve possuir reservatório de gás em seu interior;Promover a substituição dos componentes da rede de gás em conformidade com o fabricante;Anualmente, fazer uma verificação do estado geral do sistema.
ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA  Clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais;Sinalizar rotas de fuga utilizáveis no abandono da edificação; Balizar, com o uso de símbolos ou frases, que indiquem a rota de saída;Assinalar todas as mudanças de direção, obstáculos, saídas, escadas;Não deve ser obstruída por anteparos ou arranjos;As baterias devem possuir vida útil de 4 anos, isenta de manutenção, quando centralizadas, em compartimento resistente a 2 horas de fogo;As luminárias dispostas não mais que 15 metros umas das outras, e ser visível de todos os pontos.  Rotineiramente verificar se a luminária está ligada a rede;Mensalmente deve ser efetuado um ensaio do funcionamento, observado o acionamento quando a energia é cortada;Anualmente, verificar deve ser verificada a autonomia do sistema em funcionamento, nunca inferior a 1 hora e ainda verificar todo sistema de iluminação.
EXTINTORESDevem estar dispostos em todos os pavimentos da edificação.Devem ser disposto pelo menos duas unidades extintoras, por pavimento (Sendo uma para incêndio classe A “água” e outra para classe C “ CO2 ou Pó BC, podem ser substituídos por 2 unidades ABC);Devem ser dispostos em locais fixos, determinados em projeto, a alça do extintor deve estar no máximo a 1,6 metros do piso, quando apoiado no chão, deve possuir base que o distancie no mínimo a 20 centímetros do chão;Quando embutido em abrigo ou armário, a tampa do mesmo deve ser transparente e sinalizada.Mensalmente, verificar se o extintor está desobstruído numa faixa de 1 metro a qualquer obstáculo, verificar se está disponível a identificação por placa e ainda verificar o nível de carga, lacre, estado geral do extintor e seu suporte. Seguir a periodicidade de recarga e de teste de estanqueidade do casco do extintor fixado pelo fabricante ou empresa de manutenção.
HIDRANTESDeve ser disposto um conjunto em cada pavimento, disposto não mais que 5 metros do acesso ao pavimento, distribuídos de forma que a mangueira alcance  qualquer ponto a área a ser protegida;O conjunto nunca deve ser instalado dentro de escadas ou antecâmaras de fumaça Há duas possibilidades de proteção:
1 – Proteção por hidrante:
Deve possuir: Válvula com engate rápido, 40 mm (dentro ou fora do abrigo); O abrigo deve possuir: 1 ou 2 rolos de mangueira, com 15 metros cada; 1 chave de hidrante; 1 esguicho regulável.
2 – Proteção por mangotinho:
Deve possuir: Válvula com engate rápido, 40 mm (fora do abrigo). O abrigo deve possuir a mangueira rígida (de 25 ou 32 mm), já conectada a rede mediante uma válvula de abertura rápida e em sua ponta o esguicho regulável. Obs: Não é necessário dispor da mangueira de 40mm.
Mensalmente, verificar se as mangueiras estão enroladas de forma a facilitar o seu uso, verificar se todos os componentes do abrigo estão disponíveis,  verificar se o hidrante está desobstruído numa faixa de 1 metro a qualquer obstáculo e ainda verificar se está disponível a identificação por placa;Anualmente, verificar o estado de conservação de todo o sistema;Seguir a periodicidade de teste hidrostático fixado pelo fabricante ou empresa de manutenção.Devem ser seguidas a periodicidade da manutenção preventiva; e elaborado pelo projetista do sistema.
ROTA DE FUGAÉ composta por portas, corredores, “halls”, passagens externas, escadas, rampas, ou outros dispositivos de saída, a ser percorrido pelo usuário em caso de  emergência, de qualquer ponto da edificação, até atingir espaço aberto;Deve ser formada por um caminho continuo, devidamente protegido, sinalizado com placas fotoluminescente;A saída de emergência é dimensionada em função da população da edificação, da ocupação e das distâncias a serem percorridas;As rampas (quando utilizadas), não podem terminar em degraus;As escadas devem possuir corrimãos contínuos em ambos os lados;Os elevadores não devem ser utilizados a fim de evacuação da edificação.Mensalmente, verificar se a rota de fuga está desobstruída, verificar se o corrimão encontra-se firme, sem pontas vivas (observa-se seu suporte preferencialmente no formato “L”), verificar a integridade do piso;Anualmente, verificar a integridade, e sua interação com demais sistemas ( sinalização, iluminação, ventilação, portas corta fogo); Na manutenção do piso, verificar com projetista o melhor indicado, com coeficiente de atrito não inferior a 0,5 e que evite desemplacamento térmico, em  caso de incêndio.  
CAIXAS / PRUMADASDeve ser compartimentado horizontalmente por selos corta fogo, que protegem as aberturas destinadas a passagem de instalações (elétricas, hidro sanitárias, telefônicas, e outras);Devem possuir seladura total do tipo corta-fogo;Os selos aplicados no entorno de tubulações com mais de 40 mm devem ser capaz de fechar o buraco, caso este seja consumido pelo fogo;As prumadas de ventilação e exaustão permanente (de banheiros, churrasqueiras),devem ser compartimentadas verticalmente.  Sempre reparar avarias do selo corta-fogo, por ventura de qualquer intervenção;Retirar materiais estranhos, repousados ou esquecidos sobre os selos; Devem ser seguidas a periodicidade de substituição dos selos, elaborado pelo projetista do sistema (consulte o manual do proprietário)
CHUVEIRO AUTOMÁTICO  Não são obrigatórios em prédios residenciais.  Em empreendimentos comerciais, aconselha-se manutenção uma vez por ano
DETECTOR DE FUMAÇA E CALORNão são obrigatórios em prédios residenciais.Em empreendimentos comerciais, aconselha-se manutenção uma vez por ano.

PLANO DE EMERGÊNCIA

  • Medida 01 – Plano de Emergência
    O prédio possui procedimentos ou plano de emergência contra incêndio em conformidade com a Norma ABNT NBR 15.215 e com a IT do Corpo de Bombeiros do seu estado?
    Se não possui, sugerir providenciar.
    O plano de emergência contém uma rotina de inspeção visual diária da central de detecção e alarme de incêndio, em conformidade com o que recomenda o manual do fabricante do equipamento?

Contém uma rotina de inspeção periódica do sistema de detecção e alarme de incêndio, em conformidade com a Norma ABNT NBR 17240?
Contém os principais procedimentos para os participantes da equipe de abandono?

Orientador de saída Vistoriador e Coordenador da equipe de abandono do andar Contém o ponto de encontro?

  • Medida 02 – Sistema de detecção e alarme de incêndio
    Possui sistema de detecção e alarme de incêndio em conformidade com a Norma ABNT NBR 17240 e em conformidade com a IT do Corpo de Bombeiros local?
    Se possui, o inspetor deve:
    Central de detecção e alarme de incêndio: Efetuar a inspeção visual diária, em conformidade com o que recomenda o manual do fabricante do equipamento, conforme previsto no plano de emergência e inspecionar os demais equipamentos que fazem parte do sistema tais como acionadores manuais, detectores de calor e de fumaça e avisadores sonoros e visuais (sirenes).
  • Medida 03 – Sistema de comunicação interna
    Testar o funcionamento do sistema de interfones, quando houver.
  • Medida 04 – Brigada de incêndio
    O prédio possui Brigada de Incêndio em conformidade com a NBR 14276 e com a IT do Corpo de Bombeiros local?
    Se possui o inspetor deve avaliar o conhecimento de um ou mais brigadistas em conformidade com a IT do Corpo de Bombeiros local.
  • Medida 05 – Bombeiro Civil
    O prédio possui Bombeiro Civil, em conformidade com a Norma ABNT NBR 14608 e em conformidade com a IT do Corpo de Bombeiros local?
    Se possui o inspetor deve avaliar o conhecimento de um ou mais bombeiros em conformidade com a IT o Corpo de Bombeiros local.
  • Medida 06 – Saídas de emergência
    O prédio possui saídas de emergência, sinalizadas e iluminadas em conformidade com a Norma ABNT NBR 9077 e em conformidade com a IT do Corpo de Bombeiros local?
    Se possui, o inspetor deve vistoriar todas as saídas para:

Verificar se há algum material que possa obstruir a saída das pessoas;
Verificar fechamento e vedação das portas corta fogo;
Verificar as condições do selo de certificação de conformidade das portas corta fogo;
Verificar as condições de funcionamento do eletroímã das portas corta fogo, quando houver;
Verificar as condições da sinalização do andar, dentro e fora da escada de emergência, quando houver;
Verificar as condições dos corrimãos; quando houver;
Testar as condições de funcionamento das luzes de emergência no interior da escada e das rotas de fuga;
Verificar as condições de funcionamento do sistema de exaustão de fumaça, quando houver;
Verificar as condições de materiais combustíveis armazenados em locais impróprios tais como casa de máquinas de elevadores, de ar condicionado e de geradores de emergências entre outros;
Verificar as condições de vedação dos shafts, quando houver;

  • Medida 07 – Extintores de incêndio
    Os extintores estão em conformidade com a Norma ABNT NBR 15808, NBR 12692 e em conformidade com o IT do Corpo de Bombeiros local?
    Estão em conformidade com as Portarias do INMETRO?
    Procedimento de fiscalização de extintores – Inmetro
    Os extintores existentes são apropriados para o risco de incêndio predominante no espaço próximo?
    Há em cada andar, no mínimo um extintor para incêndio classe A e outro para incêndio Classe B e C?
    Verificar as condições dos manômetros, lacres, travas de segurança, anel e selo de inspeção e validade do ensaio hidrostático dos extintores;
    Verificar as condições de altura dos suportes, sinalização, capacidade extintora e acesso dos extintores;
  • Medida 08 – Iluminação de emergência
    O prédio possui iluminação de emergência, em conformidade com a Norma ABNT NBR 10898 e em conformidade com o IT do Corpo de Bombeiros local?
    Se possui, o inspetor deve vistoriar e testar todas as luminárias
  • Medida 09 – Sistema de combate a incêndio por hidrantes
    O prédio possui sistema de combate a incêndio por hidrantes em conformidade com a Norma ABNT NBR 13714 e l? em conformidade com a IT do Corpo de Bombeiros loca
    Se possui, o inspetor deve vistoriar todos os hidrantes e:
    Verificar as condições de sinalização, acesso, lacre e alarme, quando houver;
    Verificar as condições, comprimento e o tipo das mangueira em conformidade com a Norma ABNT NBR 11861, tipo I para edifícios residenciais e tipos, II, IV ou V para edifícios comerciais e industriais;
    Verificar o selo de inspeção, manutenção e ensaio hidrostático das mangueiras em conformidade com a Norma ABNT NBR 12779;
    Verificar as condições dos anéis de vedação das juntas de uniões das mangueiras, adaptadores e esguichos;
    Verificar as condições de vedação das válvulas de abertura e fechamento dos hidrantes;
    Verificar as condições dos adaptadores, esguichos, acondicionamento das mangueiras e mangotinhos, quando houver;
    Verificar as condições do barrilete, reserva de incêndio e da válvula de recalque (RR)
  • Medida 10 – Controle de materiais de acabamento
    Verificar se os materiais de acabamento e de revestimento empregados na edificação, vistoriada atendem aos requisitos de restringir a propagação de fogo e o desenvolvimento de fumaça em conformidade com a Norma ABNT NBR 9442

Lembrar que a IT 10 de CB de São Paulo determina que a responsabilidade do controle de materiais de acabamento e de revestimento nas edificações é do responsável técnico, sendo a manutenção destes materiais de responsabilidade do proprietário ou responsável pelo uso da edificação

  • Medida 11 – Chuveiros automáticos
    O prédio possui sistema de combate a incêndio por chuveiros automáticos em conformidade com a Norma ABNT NBR 10.897 e em conformidade com o IT do Corpo de Bombeiros local?
    Se possui, o inspetor deve, testar a abertura e fechamento de todas as válvulas de governo existentes e verificar as condições para livre atuação de cada chuveiro (bico).
  • Medida 12 – Inspeção visual em instalações elétricas de baixa tensão
    Fazer a inspeção visual na instalação elétricas de baixa tensão, em conformidade com a Norma ABNT NBR 5410 e em conformidade com a IT do Corpo de Bombeiros local

Arqª e Urb ª Vanessa Pacola Francisco
(coordenadora da câmara de Inspeção predial do IBAPE/SP)
Engª Civil e de Seg. do Trab. Marli Kalil
(vice-coordenadora da câmara de Inspeção predial do IBAPE/SP)
Câmara de Inspeção Predial – BAPE/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *